Quando se fala em açúcar, toda a gente sabe que o seu consumo em excesso é prejudicial para a saúde. o açúcar refinado está associado ao aumento da obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes do tipo 2. Mas o que fazer quando não se vive sem um docinho ou não se consegue beber café sem o adoçar primeiro? Harvard dá uma sugestão com menos calorias.
Atualmente, existem várias alternativas ao açúcar, mas há uma que valeu o selo de aprovação da Universidade de Harvard, refere o site Alimente, por ser apta para quem procura reduzir o número de calorias que ingere diariamente ou até para quem tem de controlar o os níveis de açúcar no sangue, como que tem diabetes. Trata-se do xilitol.
O xilitol é um edulcorante – ou adoçante – com metade das calorias do açúcar, explica o Alimente, sendo uma alternativa natural. É um álcool de açúcar que está em pequenas quantidades em frutas e verduras que nos últimos anos tem sido usado na criação de produtos alimentares sem açúcar, como pastilhas elásticas ou rebuçados.
Mas o que faz do xilitol uma tão boa alternativa? Além de ter muito menos calorias, um dos pontos a destacar é que não provoca picos de açúcar no sangue, tendo um índice glicémico de 7 – o açúcar tem um índice de 60.
O xilitol também pode contribuir para a saúde dentária já que faz com que surjam menos bactérias na boca comparativamente ao açúcar, ajudando a prevenir o aparecimento de cáries.
Apesar de ser uma boa alternativa ao açúcar, Harvard recomenda que não deve ser consumido em excesso. Além disso, pode provocar alguns efeitos secundários a nível do aparelho digestivo, como inchaço ou incómodo. Se tal acontecer, é importante reduzir a quantidade consumida.