Com a época de praia a aproximar-se, a Quercus divulgou a lista anual de praias distinguidas com o prestigiado selo de “Qualidade de Ouro”, um galardão atribuído há quase 15 anos e que distingue a qualidade da água balnear das praias de portuguesas. E o Algarve foi a região com menos motivos para celebrar, já que perdeu esta classificação em 16 das suas praias, entre as quais muitas das mais procuradas por turistas nacionais e estrangeiros.
Mas o que conduziu a esta queda tão significativa? A resposta reside nas análises realizadas durante a época balnear de 2023. Os resultados revelaram níveis de poluição persistentes, uma questão que ainda carece de esclarecimento total. A pressão turística, tão característica desta região durante os meses de verão, pode ter contribuído para este cenário preocupante, esclarece a Quercus.
Para uma praia ser distinguida com o selo de "Qualidade de Ouro", há critérios rigorosos que devem ser cumpridos. Entre eles, destaca-se a qualidade da água, avaliada através de análises que devem apresentar resultados excelentes, dentro dos parâmetros definidos pelas normas em vigor.
A Quercus lançou este ano um novo site interativo dedicado às praias galardoadas. Este recurso, disponível em https://praiasouro.quercus.pt, permite não só consultar informações relevantes sobre as praias premiadas, mas também explorar um mapa interativo, facilitando assim a escolha de destinos balneares de qualidade.
Conheça a lista completa de praias que perderam a ‘Qualidade de Ouro':
- Praia da Falésia, Açoteias, Albufeira
- Praia da Falésia, Alfamar, Albufeira
- Praia de Olhos de Água, Albufeira
- Praia da Oura, Albufeira
- Praia da Oura-Leste, Albufeira
- Praia do Peneco, Albufeira
- Praia dos Pescadores, Albufeira
- Praia da Rocha Baixinha, Albufeira
- Praia da Rocha Baixinha-Poente, Albufeira
- Praia de Santa Eulália, Albufeira
- Praia do Carvoeiro, Lagoa
- Praia da Marinha, Lagoa
- Praia da Senhora da Rocha, Lagoa
- Praia do Vale do Olival, Lagoa
- Praia do Almargem, Loulé
- Praia do Ancão, Loulé