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Os melhores alimentos para ter um cérebro poderoso, de acordo com Harvard

Em época de exames, de maior exigência profissional ou de cansaço mental, estes são os alimentos que vão dar um estímulo extra ao cérebro

Andreia Vital
13 mar, 11:14

De acordo com a Harvard Health Publishing, não existe um único “superalimento” que possa garantir um cérebro perspicaz e um raciocínio rápido. Os nutricionistas enfatizam que a estratégia mais importante é seguir um padrão dietético saudável que inclua muita fruta, vegetais, leguminosas e cereais integrais.

Os melhores alimentos para o cérebro são os mesmos que protegem o coração e vasos sanguíneos. Conheça a lista da Universidade de Harvard:

Vegetais de folhas verdes:

Vegetais como couve, espinafre, couve e brócolos são ricos em nutrientes saudáveis para o cérebro, como vitamina K, luteína, ácido fólico e beta-caroteno. A investigação sugere que estes alimentos à base de plantas podem ajudar a retardar o declínio cognitivo

Peixes ricos em gordura:

Peixes gordos são fontes abundantes de ácidos ómega-3, gorduras insaturadas saudáveis que têm sido associadas a níveis mais baixos de beta-amiloide, a proteína que forma aglomerados prejudiciais nos cérebros de pessoas com doença de Alzheimer.

Frutos vermelhos:

Os flavonoides, pigmentos naturais que dão aos frutos vermelhos as suas cores brilhantes, também ajudam a melhorar a memória. Um estudo realizado por cientistas de Harvard concluiu que as mulheres que consumiam duas ou mais porções de morangos e mirtilos por semana retardavam o declínio da memória em até dois anos e meio.

Chá e café:

A cafeína no café ou chá pode oferecer mais do que apenas um estímulo de concentração a curto prazo.

Frutos secos:

Os frutos secos são excelentes fontes de proteína e gorduras saudáveis, e as nozes em particular são muito benéficas para a memória.

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