De acordo com a Harvard Health Publishing, não existe um único “superalimento” que possa garantir um cérebro perspicaz e um raciocínio rápido. Os nutricionistas enfatizam que a estratégia mais importante é seguir um padrão dietético saudável que inclua muita fruta, vegetais, leguminosas e cereais integrais.
Os melhores alimentos para o cérebro são os mesmos que protegem o coração e vasos sanguíneos. Conheça a lista da Universidade de Harvard:
Vegetais de folhas verdes:
Vegetais como couve, espinafre, couve e brócolos são ricos em nutrientes saudáveis para o cérebro, como vitamina K, luteína, ácido fólico e beta-caroteno. A investigação sugere que estes alimentos à base de plantas podem ajudar a retardar o declínio cognitivo
Peixes ricos em gordura:
Peixes gordos são fontes abundantes de ácidos ómega-3, gorduras insaturadas saudáveis que têm sido associadas a níveis mais baixos de beta-amiloide, a proteína que forma aglomerados prejudiciais nos cérebros de pessoas com doença de Alzheimer.
Frutos vermelhos:
Os flavonoides, pigmentos naturais que dão aos frutos vermelhos as suas cores brilhantes, também ajudam a melhorar a memória. Um estudo realizado por cientistas de Harvard concluiu que as mulheres que consumiam duas ou mais porções de morangos e mirtilos por semana retardavam o declínio da memória em até dois anos e meio.
Chá e café:
A cafeína no café ou chá pode oferecer mais do que apenas um estímulo de concentração a curto prazo.
Frutos secos:
Os frutos secos são excelentes fontes de proteína e gorduras saudáveis, e as nozes em particular são muito benéficas para a memória.