Nunca gostamos de pensar nos piores cenários, mas depois de um tremor de terra que deixou Portugal em alerta e os incêndios que estão a fustigar o país inteiro, é importante estarmos preparados para qualquer eventualidade. E isso passa também por garantir que os nossos animais de estimação são protegidos mesmo quando não estamos em casa.
O IRA – Intervenção e Resgate Animal criou uma placa de alerta para que quem tem animais de estimação possa pôr do lado de fora das habitações para que haja auxílio aos patudos em caso de emergência e durante a ausência dos tutores.
Esta placa “Alerta animais em casa” é um simples aviso que se coloca na porta ou na entrada da habitação que indica que animais existem no interior e quantos são. Desta forma, quando as equipas de socorro chegarem, terão conhecimento imediato de que há animais na casa mesmo que não haja ninguém à volta para alertar.
Esta medida já é utilizada noutras partes do mundo e faz parte das práticas comuns de proteção de animais domésticos, explica o IRA no seu Instagram. É uma forma de alertar forças de socorro e segurança caso os animais estejam sozinhos em casa.
A placa “Alerta animais em casa” é vendida pelo IRA e custa 10 euros. Pode ser adquirida tanto no site como nas lojas da organização de Lisboa e do Porto.