- Abriu um novo restaurante em Lisboa onde os cães são bem-vindos à refeição
- Tempero que todos os portugueses usam é um superalimento que previne várias doenças
- Como fazer bacalhau com natas quando precisa de perder peso
Apetecia-lhe fazer bacalhau com natas, mas não está a encontrar natas na despensa? Não precisa de mudar o cardápio para o jantar. Pode fazer um bacalhau com natas sem natas surpreendente e nós dizemos como.
A receita foi partilhada pelo Chefe Jamon na sua página de Instagram @chefejamon e houve tanta gente a aplaudir como a ficar estupefacta. Mesmo que esteja cético – afinal, onde já se viu bacalhau com natas sem um dos ingredientes principais? – desafiamo-lo a ver o aspeto do prato. De certeza que vai ficar convencido e vai querer experimentar.
Além disso, a receita é simples de seguir e perfeita para um jantar com amigos ou família.
Bacalhau com natas, mas sem natas
Ingredientes
- 2 Postas de bacalhau
- 3 Folhas de louro
- 3 Dentes de alho
- Leite meio gordo
- Azeite
- 4 Batatas grandes
- Sal
- Paprika
- 30g Manteiga
- 30g Farinha
- Sal
- Alho em pó
- Noz moscada
- 1 Cebola média
- Queijo mozarela
Preparação
1. Coloque as postas de bacalhau numa panela com duas ou três folhas de louro, dois dentes de alho e leite até cobrir as postas.
2. Leve a panela ao lume até o leite ferver. Desligue o fogão, coloque a tampa na panela e deixe o bacalhau a escalfar 15 minutos.
3. Enquanto isso, descasque as batatas e corte-as em cubos. Coloque-as na air fryer, tempere com azeite, sal, alho em pó e paprika, misture bem e deixe a assar a 200 ºC por cerca de 15 a 20 minutos. Mexa de vez em quando para garantir que a cor fique uniforme.
4. Passados os 15 minutos, coloque o bacalhau já cozinhado num prato a arrefecer, retirando depois peles e espinhas e lascando as postas. Coe o leite e reserve.
5. Para o bechamel, comece por derreter a manteiga numa panela e junte a farinha quando a manteiga começar a borbulhar, mexendo durante um minuto com uma colher de pau.
6. Troque por uma vara de arames e junte à mistura de farinha e manteiga o leite quando. Mexa vigorosamente até ficar cremoso. Tempere com sal, alho em pó e noz moscada.
7. Faça um refogado com azeite, cebola cortada em meia-lua e um dente de alho. Quando a cebola estiver molhe e translúcida, junte as lascas de bacalhau e a batata assada. Mexa até incorporar bem e ficar homogéneo e junte cerca de dois terços do molho bechamel.
8. Transfira a mistura para uma travessa de forno e cubra o topo com o resto do bechamel. Se quiser, pode colocar também queijo ralado. Leve à airfryer ou ao forno para dourar um pouco.