Por muitas cidades do Brasil que são bastante conhecidas, existe uma que fica no alto da Serra Catarinense, a mais de 1335 metros de altitude e que é conhecida por ser dos sítios mais frios do país.
A cidade a que nos referimos é Urupema. Uma pequena cidade que surpreende com o seu charme, paisagens incríveis e um fenómeno natural raro que parece saído de um filme: uma cascata que congela por completo, formando uma verdadeira escultura de gelo a céu aberto.
O jornal do brasil Diário do Litoral, explica que no inverno, os termómetros descem facilmente para valores negativos, já foram registados -6 °C na praça principal. Mas é nas madrugadas de frio extremo e vento polar que acontece a magia: as quedas de água no Morro das Torres (também conhecido como Serra do Campo Novo) congelam e transformam-se na famosa “cascata de gelo”. Um espetáculo visual raro, especialmente num país tropical.
Apesar de ser um destino de eleição no inverno, Urupema tem muito para oferecer durante o resto do ano. Está rodeada de montanhas cobertas de araucárias, trilhos, miradouros e cachoeiras impressionantes. Entre março e junho, dá-se ainda a “Revoada do Papagaio-Charão”, quando cerca de 20 mil aves invadem a cidade à procura de pinhões.
As pousadas locais ajudam a compor o cenário: são acolhedoras, com lareiras, gastronomia típica e um ambiente perfeito para desligar do mundo.
Urupema fica a cerca de 200 km de Florianópolis e o acesso de carro é fácil e bem sinalizado. Também é possível chegar de avião, com aterragem na capital ou no Aeroporto Regional do Planalto Serrano, que fica mais perto, mas com menos ligações.