Não importa o quão adorável um determinado animal possa parecer, isso não é sinónimo de que é amigável. Com os cães acontece o mesmo. Às vezes podem parecer tranquilos e simpáticos, mas isso não quer dizer que possamos aproximarmo-nos. Na Suécia, para evitar dissabores, foi criado um código de cores que está agora a alastrar-se pela Europa.
A iniciativa chama-se Yellow Dog Project, como explica o site espanhol HuffPost, e começou em 2012 na Suécia. O objetivo é promover um contacto positivo entre os cães e o mundo exterior, quer sejam outras pessoas ou outros animais. Também pretende educar as crianças a lidar com os cães que veem na rua.
Então, o que é que quer dizer o lenço amarelo? Na verdade, não tem de ser obrigatoriamente um lenço, pode ser um laço ou um pano, desde que seja amarelo e esteja bem visível. A mensagem é simples: nem pessoas nem animais devem aproximar-se daquele cão, mantendo uma distância segura.
Os motivos que podem levar um tutor a usar o lenço amarelo são variados, não sendo apenas porque o animal é agressivo. O quatro-patas pode ter algum problema de saúde, ser assustadiço ou nervoso, estar a recuperar de uma cirurgia, ser mais velho ou estar ainda em treino.
O amarelo não é a única cor utilizada, há mais cinco, todas com significado diferente. Veja na galeria quais são e a mensagem que transmitem, de acordo com o site Vetformacion.