Quer seja por causa do trabalho ou até porque não se está a dormir bem devido ao calor, não é anormal sentir-se mais cansado por uns dias ou até uma semana. Períodos de menos energia fazem parte, mas é importante estar atento porque há casos em que este cansaço é sinónimo de algo mais grave.
Muitas vezes, as pessoas conseguem perceber quando a sua fadiga é sinónimo de algo mais grave. Mas há também sinais a que pode estar atento, explica o médico Howard LeWine numa publicação do site Harvard Health Publishing da Harvard Medical School. Se o cansaço vai ficando pior ou se está a durar há mais de uma semana ou duas, então é recomendável ir ao médico.
O médico também refere que se está constantemente a acordar cansado apesar de achar que está a dormir uma noite tranquila, se se sente sem vontade de fazer atividades normais ou não se sente motivado para começar o dia, deve procurar ajuda profissional. Podem ser sintomas de uma doença do sono ou depressão.
Procurando ajuda médica, é normal que sejam feitos alguns exames para perceber se não está com uma anemia, um problema de tiroide ou até de fígado. Também poderá ser necessário perceber se a origem do cansaço não é alguma medicação que esteja a tomar.
Ainda assim, o mais provável é que não seja encontrado nada. Na maioria das vezes, é só mesmo cansaço acumulado e resolve-se com algum descanso.