Facebook Instagram

Sabe quanto gasta por ter sempre o carregador do telemóvel ligado?

Se é daquelas pessoas que nunca tira o carregador da tomada, perceba qual é o impacto que isso tem na fatura da eletricidade

Adriana Gomes
21 mai, 16:12
Carregador de telemóvel
Carregador de telemóvel

Como é que são os seus hábitos no que diz respeito ao carregamento do seu telemóvel? É daquelas pessoas que tem sempre o carregador ligado à corrente, pronto a ser usado? Ou, por outro lado, tem o cuidado de desligá-lo da tomada para evitar os custos acrescidos?

Desde sempre – ou pelo menos desde que existem telemóveis – muitas pessoas se questionam se os carregadores continuam a gastar mesmo se não estiverem a passar energia para os gadgets. E nós vamos esclarecer, afinal, qual é o custo de nunca desligar da tomada o carregador. Será que aumenta assim tanto o valor final da fatura na eletricidade?

Se é daquelas pessoas que tem sempre o carregador ligado à tomada, pronto a ser utilizado, temos boas notícias para si: o consumo que ocorre é quase fantasma (mas existe).

De acordo com o site 20 Minutos, os circuitos internos dos carregadores continuam a receber alguma energia que transformam em calor. No entanto, a corrente é tão baixa que chega a ser difícil detetá-la.

Vários estudos feitos ao longo dos anos indicam que o consumo médio de um carregador ligado à rede, mas não conectado a um telemóvel, é de cerca de 0,00002 kW hora. Ao fim de 365 dias sempre ligado à corrente, o consumo total é de cerca de 0,18 kWh.

Isto quer dizer que, tendo em consideração o preço de 0,1625 kWh no mercado regulado em Portugal partilhado pelo site Luz e Gás da Selectra, que faz comparações de pacotes de energia e telecomunicações, ao fim de um ano, o custo de não desligar o carregador da rede é de 0,029 euros, ou seja, cerca de 3 cêntimos.

RELACIONADOS
Mais Lidas