Muitos dos automóveis hoje em dia têm um mecanismo que faz com que fechem os espelhos retrovisores automaticamente assim que o carro é estacionado e desligado. Mesmo quando este mecanismo não está presente, muitas pessoas têm por hábito fechá-los para evitar surpresas negativas quando chegam ao carro. Mas parece que este hábito poderá fazer mais mal do que bem.
Normalmente, o hábito de recolher os espelhos do veículo tem como objetivo evitar que um outro veículo, ao estacionar, bata neles, servindo também para tornar o carro mais compacto. Então porque é que não se deve fechá-los quando se estaciona?
O website El Motor, do El País, deixou o alerta de que fechar os espelhos do automóvel quando se estaciona poderá não ser uma boa opção pois deixa o veículo indefeso.
O El Motor explica que os espelhos abertos dão a ideia de que o carro é maior para os restantes motoristas. Assim, na hora de fazer a manobra para estacionar ao lado, terão maior cuidado, deixando uma distância maior entre os carros. Desta forma, é menos provável que batam e garante-se que o espaço para entrar no carro é salvaguardado.