Alguns alimentos têm a capacidade de diminuir, simultaneamente, os níveis de glicémia e de colesterol, trazendo benefícios para a saúde. Estas opções alimentares podem desempenhar um papel importante no controlo de doenças como a diabetes e os problemas cardiovasculares, como explica a revista francesa Pleine Vie, que aponta 4 alimentos essenciais para cumprir esta dupla função:
O primeiro alimento destacado é a aveia, rica em fibras solúveis, que contribuem para a redução do colesterol, enquanto estabilizam o açúcar no sangue. Consumir aveia regularmente pode, assim, ser uma estratégia eficaz para melhorar a saúde metabólica.
Outro alimento benéfico é o abacate. Fonte de gorduras saudáveis, o abacate ajuda a diminuir o colesterol LDL (o chamado “mau” colesterol), enquanto tem um baixo impacto na glicemia, tornando-se uma boa escolha para quem procura controlar os níveis de açúcar no sangue.
O alho é também reconhecido pelas suas propriedades, ajudando a reduzir tanto a glicemia como o colesterol. Este ingrediente, amplamente utilizado na culinária, pode ser incluído em várias refeições para aproveitar os seus efeitos benéficos.
Por fim, os frutos secos destacam-se como um alimento com capacidade de baixar o colesterol, além de terem um efeito positivo na regulação dos níveis de açúcar no sangue, devido ao seu elevado teor de gorduras saudáveis e antioxidantes.
Incluir estes quatro alimentos na dieta pode ser uma forma eficaz de promover a saúde do coração e manter o equilíbrio dos níveis de glicose, especialmente para aqueles que enfrentam problemas metabólicos.