- Os psicopatas têm um "aspeto normal" e estão entre nós. Saiba identificar as características
- O vinagre de maçã ajuda mesmo a reduzir o apetite? Especialistas de Harvard respondem
- Como as flores comestíveis podem ajudar em doenças como hipertensão ou diabetes
O colesterol alto é um dos problemas mais comuns entre a população mundial. Em Portugal, cerca de um quarto da população apresenta colesterol de risco elevado, com valores superiores a 240 mg/dl, refere a CUF no seu website. Mais quais são os sinais de que se sofre deste problema?
Normalmente, o colesterol alto é assintomático e só é detetado mediante análises de sangue. Em casos mais graves, já se começam a ver alguns sinais, como fadiga, má circulação sanguínea ou enjoos. E há ainda um outro alerta, refere o Huffington Post espanhol, que surge nas mãos, pernas e cara e que pode indicar colesterol alto.
Os xantelasmas são uma espécie de bolsinhas amarelas que normalmente surgem nas pálpebras ou perto delas. De acordo com a Sociedade Americana de Oftalmologia, estas marcas – que podem ser planas ou ligeiramente elevadas – surgem quando há acumulação de depósitos de lípidos ou gorduras debaixo da pele.
Estas bolsas de gordura e colesterol são mais comuns na zona das pálpebras, mas também podem surgir nas mãos, especialmente na zona dos tendões, podendo causar dor e inchaço.
Mas há ainda outros sinais físicos de colesterol alto a que se deve estar atento. Sensação de formigueiro nas mãos e nos pés podem indicar má circulação devido às placas de gordura que vão ficando acumuladas nos vasos sanguíneos.
A British Heart Foundation, citada pelo Huffington Post, também alerta que dormência, fraqueza nas pernas e úlceras que não cicatrizam podem indicar colesterol elevado.