Facebook Instagram

Três sintomas no seu rosto que podem ser sinais de alerta para colesterol alto

Os olhos, frequentemente chamados de 'janelas da alma', podem revelar sinais cruciais sobre sua saúde geral, alertando para possíveis níveis elevados de colesterol e riscos associados

Pilar Castelo Branco
13 jun, 11:09
Olhos
Olhos
Foto: Mustafa ezz, Pexels

 

 

Segundo uma entrevista com uma médica oftalmologista, publicada no site “Daily Express”, torna-se evidente que os níveis elevados de colesterol representam uma ameaça séria não só para a saúde cardíaca, mas também para a saúde ocular.

Desde o aumento do risco de doenças cardíacas até à potencial perda de visão, o colesterol alto pode estabelecer uma base perigosa para diversos problemas de saúde. Nesse contexto, a Dra. Saya Nagori, reconhecida oftalmologista e fundadora do “Eye Facts”, um site dedicado à saúde e bem-estar dos olhos, destaca a importância de estar atento aos sinais visíveis nos olhos que podem indicar problemas de colesterol elevado.

É crucial estar atento aos sinais no nosso rosto que podem indicar problemas de colesterol alto, como os Xantelasmas, o Arcus Senilis e a Placa de Hollenhorst, sinais que merecem a atenção e avaliação médica especializada.

1. Xantelasmas

O primeiro sinal a ser observado são nódulos amarelados que se formam nas pálpebras superiores e inferiores: “Isto pode parecer superficial à primeira vista, mas é um alerta para problemas de saúde subjacentes”, explica a profissional de saúde.

2. Arcus senilis

Outro sinal de alerta que pode aparecer nos olhos é uma condição conhecida como arcus senilis, um anel branco, cinza-claro ou azulado ao redor da borda da córnea, que é a parte transparente do olho que cobre a íris e a pupila.

3. Placa de Hollenhorst

No entanto, “a ameaça mais grave” vem na forma de placa de Hollenhorst, que pode comprometer os vasos sanguíneos dos olhos e representar um risco para a visão, alerta a médica Saya Nagori. A placa de Hollenhorst é uma condição muito séria e potencialmente causadora de cegueira, observada dentro de uma das pequenas artérias do olho.

Sintomas como xantelasmas, arcus senilis e placas de Hollenhorst são alertas importantes de problemas de saúde subjacentes. Não os ignore e consulte um profissional de saúde para uma avaliação adequada.

RELACIONADOS
Mais Lidas