As imagens que ninguém queria ver. Guerra na Ucrânia deixa rasto de destruição em zonas residenciais

Agência Lusa
25 fev, 11:43

A defesa antiaérea de Kiev abateu um avião russo, que se despenhou junto a um edifício residencial na cidade, disse um assessor do Ministério do Interior ucraniano, Anton Guerashenko.

"O avião inimigo foi abatido pela defesa aérea ucraniana e caiu junto a um edifício (...) no distrito de Darnitsk", escreveu o assessor na plataforma de mensagens Telegram, sem especificar o tipo de aeronave abatida.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar em território da Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocou pelo menos meia centena de mortos, 10 dos quais civis, em território ucraniano, segundo Kiev.

Putin disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa "desmilitarizar e desnazificar" o seu vizinho e que era a única maneira de o país se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário, dependendo dos seus "resultados" e "relevância".

O ataque foi de imediato condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), UE e Conselho de Segurança da ONU.

RELACIONADOS
Mais Lidas