Autoridades de saúde alertam para perigo de truque viral no TikTok

2 jun, 12:18
TikTok Foto: Pixabay
TikTok Foto: Pixabay

A Food and Drug Administration (FDA), autoridade de saúde dos Estados Unidos, emitiu um alerta sobre uma dica que se tornou viral no TikTok.

Em causa estão vários vídeos partilhados na rede social que mostram como conservar abacates dentro de frascos com água no frigorífico faz com que fiquem bem conservados por longos períodos de tempo.

Nestas imagens, as pessoas partilham a sua surpresa por verem uma polpa fresca e verde quando abrem os abacates conservados sob este método.

Mas a FDA veio alertar para os riscos desta técnica. Um especialista desta entidade explicou à ABC News que a agência do medicamento "não recomenda essa prática".

De acordo com o estudo ‘Microbiological Surveillance Sampling for Whole Fresh Avocados’, publicado pela FDA, existem várias bactérias perigosas que podem acumular-se na casca do abacate e podem facilmente provocar contaminação.

“Estudos realizados por cientistas da FDA revelaram que a listeria monocytogenes tem o potencial de se infiltrar na polpa do abacate quando submersa em frascos de água ao longo de 15 dias no frigorífico”, explicou um especialista da agência à Fox News. “Neste caso, mesmo a desinfeção da superfície do abacate antes de cortá-lo não é suficiente para eliminar os agentes contaminantes”.

A FDA alerta que os abacates devem ser bem lavados e secos de seguida. Se existirem sinais de apodrecimento, devem ser deitados fora.

RELACIONADOS
Mais Lidas