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Estes são os documentos que precisa para pedir um crédito habitação

Se vai pedir um financiamento para comprar casa, saiba que documentos vão ser requeridos para poder estar preparado

Doutor Finanças
12 jun, 16:34
Crédito habitação Foto Freepik
Crédito habitação Foto Freepik

Comprar um imóvel não é só escolher a casa ideal. Antes de fechar negócio, é essencial reunir todos os documentos necessários. Sem eles, o processo não avança e arrisca perder tempo e dinheiro.

Neste processo, são muitas as pessoas que sentem a necessidade de pedir um crédito para comprar casa. Para tal, são precisos documentos essenciais para obter a pré-aprovação do seu empréstimo. Fazem parte da lista de documentos, os seguintes:

  • Última declaração de IRS;
  • Nota de Liquidação de IRS;
  • Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal;
  • Documento de identificação legível e atualizado;
  • Recibos de vencimento dos 3 últimos meses;
  • Recibos verdes (últimos 6 meses);
  • Extratos bancários dos últimos 3 meses;
  • Declaração de vínculo contratual.

Após o banco verificar a sua situação financeira e profissional, bem como o seu perfil de risco, vai calcular a sua taxa de esforço. Esta taxa representa, em termos percentuais, o peso que os empréstimos têm no orçamento de uma família. Para este cálculo, é usada a seguinte fórmula:

Taxa de esforço = (total de prestações financeiras / rendimento mensal líquido) x 100

Quando não tem nenhum financiamento, o crédito habitação não deve pesar mais de 30% no rendimento mensal líquido do seu agregado familiar. Mas se tiver mais de um crédito, a taxa de esforço não pode ultrapassar os 50%. Acima deste valor, a instituição de crédito não pode conceder um novo financiamento.

De realçar que, quanto mais baixa for a taxa de esforço, mais probabilidades há de o seu crédito ser aprovado.

Nota: Se tiver dificuldades em apurar a sua taxa de esforço, recorra ao Simulador de Taxa de Esforço para facilitar este cálculo.

Uma casa e vários papéis

Depois da fase de pré-aprovação, o comprador deve verificar alguns documentos do imóvel que quer comprar. Estes vão ter de ser apresentados para obter as condições finais do seu financiamento e para a celebração da escritura.

Entre os documentos que deve analisar (que estão na posse do vendedor), encontra-se:

  • A caderneta predial urbana (confirma a identificação fiscal do imóvel);
  • Certidão do registo predial (para garantir que a casa está livre de hipoteca ou penhora);
  • Planta do imóvel;
  • Licença de utilização, emitida pela Câmara Municipal;
  • Certificado energético;
  • E a certificação de não dívida do condomínio.

Ao ter acesso a estes documentos e verificar o estado legal do imóvel, pode evitar várias dores de cabeça. Afinal, sem alguns destes documentos, não consegue obter um crédito habitação, nem efetuar a escritura do imóvel. Por isso, antes de fechar qualquer negócio, exija sempre toda a documentação e, se possível, peça apoio especializado.

 

 

 

  

 

 

 

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