O casal, com idades a rondar os 40 anos, foi detido em cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) das Caldas da Rainha, já que os crimes ocorreram num dos concelhos da área de competência deste departamento. Ambos justificaram os abusos com a preparação da filha para a vida sexual.
Num comunicado, a PJ afirma que o crime ocorreu “de forma continuada, durante aproximadamente oito anos”, e foi praticado “em contexto familiar”, perpetrado “pelo pai com a cumplicidade da mãe”.
De acordo com a equipa de reportagem do programa Dois às 10, da TVI, “esta criança começou a ser abusada sexualmente pelo pai aos oito anos de idade. Os abusos e violações duraram oito anos. Esta menor foi abusada durante a infância e adolescência. Tem agora 17 anos e partilhou na escola aquilo que viveu e foi o meio escolar que alertou as autoridades.”
A investigação da PJ culminou com com a detenção dos pais da vítima, tendo-lhes sido retirada a guarda dos dois filhos. Os menores foram institucionalizados.
À saída do tribunal, pai e mãe olharam para as câmaras e não taparam a cara: “Vinham tranquilos”, relata a repórter do Dois às 10.