As redes sociais estão repletas de conselhos de beleza, o que pode dificultar a escolha dos produtos certos para o seu tipo de pele, levando muitas vezes a opções erradas que podem danificar a barreira cutânea.
Neste artigo, partilhamos cinco hábitos diários que podem estar a prejudicar a saúde da sua pele de acordo com a dermatologista e criadora de conteúdos Aama Adel, citada pelo site Business Insider.
1. Saiba o que pode e o que não pode fazer em casa no que toca a tratamentos estéticos
Embora existam várias dicas de “faça você mesmo” na conta de TikTok de Aamna Adel, alguns tratamentos caseiros, como o microneedling, podem ser perigosos e provocar infeções ou uma cicatrização inadequada. Citada pelo Business Insider, a especialista aconselha: “deixe estes procedimentos para os profissionais”.
Para quem prefere tratar a pele em casa, Aamna Adel sugere métodos seguros para atenuar cicatrizes. Um exemplo é massajar a cicatriz diariamente com vaselina durante 5 minutos. Além disso, utilize gel e fita de silicone, que pode encontrar na Amazon ou em farmácias locais: aplique o gel de manhã e a fita à noite. Não se esqueça de aplicar protetor solar na cicatriz todos os dias para promover uma melhor cicatrização.
2. Primeiro lave os dentes, depois lave a cara
Aamna Adel aplica os produtos de cuidado da pele depois de escovar os dentes para evitar irritações ao redor da boca, conhecidas como dermatite perioral. Esta prática ajuda a prevenir a transferência de resíduos da pasta de dentes para a pele, o que pode causar erupções e vermelhidão. Esta rotina mantém a pele limpa e evita problemas ao redor da boca, tornando a limpeza da pele mais eficaz.
3. Ignorar conselhos personalizados para seguir tendências das redes sociais
A dermatologista evita seguir rotinas populares nas redes sociais que podem resultar em esfoliação excessiva ou no uso de ingredientes ativos demasiado agressivos. Estas práticas podem danificar a barreira natural da pele, levando a irritações e outros problemas.
Em vez disso, a médica recomenda personalizar os cuidados de acordo com o tipo de pele e as preocupações individuais de cada pessoa. Isto significa adaptar os produtos e os métodos de tratamento às necessidades específicas da pele, em vez de nos limitarmos a seguir tendências que podem não ser adequadas para nós.
4. Comprar produtos caros por os considerar melhores
Aamna Adel acredita que o preço elevado não garante a eficácia de um produto. Segundo a especialista, "produtos acessíveis podem conter ingredientes semelhantes aos de marcas caras". Por exemplo, a especialista em cuidados com a pele utiliza um gel de limpeza hidratante da CeraVe, que custa cerca de 7 euros, e que é igualmente eficaz.
Segundo o Business Insider, Aamna Adel sublinha que é possível encontrar produtos de boa qualidade a preços baixos, desafiando a ideia de que o valor elevado é sinónimo de melhor desempenho.
5. Espremer borbulhas? Nunca!
A médica desencoraja a prática de espremer borbulhas, uma vez que isso pode atrasar o processo de cicatrização, causar pigmentação e aumentar o risco de infeção.
Em vez de espremer, a dermatologista recomenda o uso de ácido salicílico, peróxido de benzoíla e adesivos para espinhas. Estes produtos ajudam a promover a cicatrização das borbulhas e a formar uma barreira que previne a contaminação, resultando numa pele mais saudável e com menos riscos de complicações.