Não há nada melhor do que depois de um dia de trabalho, tomar um banho quente para relaxar. No entanto, é importante saber que, apesar de ser reconforante, tomar banho com água muito quente pode não ser a melhor amiga da pele.
De acordo o site Parade, dermatologistas alertam para um erro comum que muitos cometem logo depois do banho e que pode comprometer a saúde cutânea.
O que nunca deve fazer depois do banho
Especialistas explicam que deve evitar esfregar a pele com a toalha. A água muito quente retira os óleos naturais da pele, essenciais para manter a hidratação e proteger contra agressões externas e, por isso, esta ação pode causar pequenas lesões e agravar a desidratação. Em vez disso, seque a sua pele suavemente.
Outro erro comum é aplicar produtos com ácidos, fragrâncias ou retinóides logo a seguir ao banho. Nessa fase, a pele está mais vulnerável, e esses ingredientes podem causar reações indesejadas. O ideal é esperar até que a pele esteja completamente seca e calma.
O que deve fazer
- Seque suavemente a pele com uma toalha macia;
- Aplique um creme hidratante nos primeiros dois a três minutos após o banho — esta é a melhor altura para manter a hidratação;
- Escolha fórmulas com ingredientes calmantes como ácido hialurónico, ceramidas, manteiga de karité ou vaselina;
- Evite produtos com perfume, especialmente se tiver pele sensível.