Facebook Instagram

Especialistas alertam para riscos associados a dieta da moda: “Estão a brincar com o fogo”

Com o aumento da popularidade desta dieta, surgem preocupações sobre os efeitos na saúde. Especialistas destacam possíveis riscos, como problemas cardiovasculares e neurológicos

Pilar Castelo Branco
12 set, 14:29

Nos últimos anos, a dieta carnívora, que se baseia exclusivamente no consumo de produtos de origem animal como carne, ovos e laticínios, tem ganhado popularidade. Defensores desta abordagem consomem uma alimentação rica em proteínas e isenta de vegetais, alegando benefícios significativos para a saúde, como perda de peso e aumento da energia. No entanto, especialistas alertam para os possíveis riscos associados a esta dieta restritiva, incluindo problemas cardíacos e neurológicos, que podem ser exacerbados pela falta de uma nutrição equilibrada.

Problemas identificados com a dieta carnívora

Foi através do site Express, que menciona um episódio do podcast "The Doctor’s Kitchen", que ficamos cientes dos problemas que esta dieta restritiva pode trazer para o corpo humano. No episódio, Rupy Aujla, médico do serviço nacional de saúde britânico e anfitrião do programa, expressa uma grande preocupação sobre a popularidade da dieta carnívora, alertando os ouvintes: “observou-se alterações em órgãos-chave como o coração e os rins, onde o acúmulo de células senescentes contribuiu para a inflamação sistémica e toxicidade”. Estas células são problemáticas porque “não são eliminadas pelo sistema imunitário, são células que não se deseja em excesso e podem contribuir para a inflamação sistémica geral”.

O anfitrião de "The Doctor’s Kitchen" destaca ainda que o estilo de vida carnívoro também pode aumentar o risco de “fibrose cardíaca e função mitocondrial desregulada”, além do aumento dos níveis de colesterol.

Reflexões sobre dietas restritivas

Ao considerar dietas como a carnívora, é essencial refletir sobre as histórias de sucesso e fracasso relatadas por pessoas que experimentaram estas abordagens e, segundo o Rupy Aujla, ainda não há estudos suficientes sobre o assunto: «Acho que isto é brincar com fogo, considerando que não temos estudos a longo prazo de pessoas a seguir estas dietas».

Se está a considerar experimentar a dieta carnívora, talvez a atitude mais responsável seja consultar um nutricionista antes de tomar qualquer decisão. Existem alternativas a esta dieta que podem oferecer benefícios semelhantes sem os riscos associados. Dietas equilibradas, que incluem uma variedade de alimentos como frutas e vegetais, fornecem os nutrientes necessários para uma boa saúde, sem comprometer o bem-estar cardiovascular ou mental. Um nutricionista pode ajudar a criar um plano alimentar adequado, prevenindo deficiências nutricionais e promovendo uma saúde geral mais robusta.

Veja as recomendações de Rupy Aujla sobre o que comer no dia a dia: 

RELACIONADOS
Mais Lidas