A preocupação com o custo da energia e o impacto ambiental do consumo elétrico está presente no dia-a-dia da maioria das pessoas, que procuram constantemente formas de reduzir as suas faturas de eletricidade e o avanço da tecnologia tem vindo a facilitar a nossa vida. Sabia que existe um dispositivo que pode ajudar a reduzir brutalmente a sua conta da luz? Falamos de um medidor de energia inteligente.
Medidor de energia inteligente: A solução para reduzir a sua fatura de luz
Segundo um artigo do site colombiano "Semana", o medidor de energia inteligente é um dispositivo que ajuda a monitorizar o consumo elétrico em tempo real. Diferente dos modelos tradicionais, fornece dados detalhados sobre o uso de cada aparelho em casa, identificando quais consomem mais e quando o maior gasto ocorre.
Este dispositivo é instalado no quadro elétrico ou diretamente nas tomadas, e envia as informações para uma aplicação ou plataforma online, onde o utilizador pode ver gráficos e relatórios detalhados. Alguns modelos avançados até preveem o consumo futuro, permitindo uma melhor utilização de energia.
Não perca: Descobrimos um destes dispositivos na Amazon por cerca de 20 euros.
Vantagens:
- Identificação de consumos desnecessários: Deteta os aparelhos em standby, que continuam a consumir energia sem necessidade, e permite reduzi-los.
- Otimização do uso de eletrodomésticos: Ajuda a programar os aparelhos para horários de tarifas mais baixas, reduzindo os custos.
- Promoção de hábitos responsáveis: Com dados em tempo real, os utilizadores tornam-se mais conscientes do consumo e procuram alternativas eficientes.
- Poupa no orçamento: Ao reduzir o consumo, é possível diminuir a fatura de eletricidade em até 20%, uma grande vantagem, especialmente em casas com alto consumo.
*Alguns dos produtos mencionados neste artigo foram selecionados de forma independente pela nossa equipa editorial. Se realizar uma compra através dos links incluídos podemos receber uma comissão. Esta parceria ajuda-nos a continuar a oferecer conteúdos de qualidade.