A produtividade e rigor dos funcionários diminuem durante a tarde, concluiu um estudo publicado recentemente na revista científica PLOS ONE. Os investigadores analisaram o comportamento de perto de 800 funcionários em escritórios e em trabalho remoto.
Ao contrário de outros estudos que estudam a produtividade dos trabalhadores, este não se baseia em autoavaliações ou feedback de gestores. Os investigadores optaram por monitorizar métricas de utilização do computador, como velocidade e erros na digitação, assim como a atividade do rato.
O estudo concluiu que as tardes tendem a ser o momento em que a maioria dos erros de digitação são cometidos. E este cenário agrava-se nas tardes de sexta-feira, havendo diminuição da atividade dos computadores e aumento de erros de digitação.
Os autores do estudo afirmam que esta investigação contribui para a crescente evidência de que os locais de trabalho devem apostar cada vez mais na flexibilidade.
A maioria dos funcionários (61%) referiu ainda que prefere trabalhar uma semana de trabalho condensada em menos dias e 33% disse mesmo que estaria disposta a mudar de emprego por ter uma semana mais curta, de acordo com um estudo do site de emprego Monster, citado pela CNBC.