Todos sabemos que há alimentos que podem fazer milagres pelo nosso corpo e saúde. No entanto, nem sempre nos apercebemos que há elementos que já temos na nossa cozinha que valem ouro para o nosso organismo, como acontece com esta erva aromática.
É uma das ervas aromáticas mais comuns e é muitas vezes usadas na preparação de molhos e até nas pizzas. Mas mais do que ter um excelente sabor e complementar um sem número de pratos, esta erva traz várias vantagens para o metabolismo e para a linha se usada todos os dias, explica o site Business Insider España. Trata-se dos orégãos.
Muito provavelmente já tem orégãos em casa e está na hora de os usar (muito) mais. É que mais do que ser uma grande adição na cozinha, tem também muitas propriedades medicinais.
Os orégãos são antioxidantes, antimicrobianos, anti-inflamatórios e antiparasitários, ajudando a equilibrar o metabolismo. O site Business Insider España recomenda que seja aplicado na forma de óleo já que assim também tem efeitos anticelulite.
Enquanto anti-inflamatório, os orégãos são muito eficazes a eliminar vírus que possam entrar no nosso organismo através da ingestão de alimentos. Pode também funcionar bem para aliviar dores musculares. Neste caso, devem ser usadas compressas de infusão desta erva aromática.
O seu poder antibacteriano também e de destacar. O óleo de orégãos contém um composto que destrói bactérias.
Como consumir mais orégãos?
Uma boa forma de consumir orégãos é através de uma infusão. Ao consumir a bebida quente vai estar a beneficiar das propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antisséticas da erva. Para tal basta adicionar uma colher de sopa das folhas secas a uma chávena e acrescentar água quente. Depois é só esperar uns minutos e coar a infusão.