Para os amantes de cozinha, as ervas aromáticas são tão essenciais como as especiarias. Não são só os cozinheiros que percebem a grande diferença que pode fazer um bocadinho de manjericão num molho de tomate, tomilho numa carne ou alecrim nas batatas assadas.
Quem tem jardim ou até uma varanda, pode dedicar um pouco de espaço e tempo à criação de uma plantação de ervas aromáticas. A boa notícia é que até quem vive num apartamento sem espaço exterior pode ter as suas plantações. E há três ervas aromáticas que se dão particularmente bem dentro de casa. Isto, claro, desde que estejam numa zona com bastante luz.
Laura LeBoutillier adora plantas e partilha alguns dos seus truques de jardinagem na página de TikTok @gardenanswer, que já conta com mais de 90 mil seguidores. Foi lá que deu a conhecer três ervas aromáticas que, garante, são fáceis de fazer crescer dentro de casa.
A primeira que referiu foi o endro, que apesar de ser associado aos dias de verão, também cresce no inverno. Para que prospere dentro de casa, é essencial deixá-lo num sítio com muita luz e dar-lhe muita água. Depois é só ir cortando e incorporando nos mais variados pratos.
A menta foi a segunda erva aromática partilhada por Laura. Usada em sobremesas, cocktails e chás, esta planta cresce de forma quase agressiva, refere a criadora de conteúdos. Por isso, é possível usá-la no verão e no inverno porque ela está sempre a dar mais e mais folhas.
A última erva aromática recomendada é o tomilho. A planta em si não será tão bonita como as duas anteriores, mas não precisa de muita manutenção para crescer, nem é preciso dar-lhe muita água. Combina muito bem com frango, peru e batatas.
Laura refere que as três plantas foram compradas no supermercado, naqueles vasinhos que costumam estar na secção das frutas e legumes. Para se darem bem, são fertilizadas uma vez por mês.