- Beber descafeinado é seguro? Há um químico que preocupa os especialistas
- Como fazer arroz branco soltinho sem truques difíceis? Eis o método que não falha
- Substituir o sal tradicional por sal sem sódio pode fazer com que viva mais anos, conclui estudo
Ao contrário do que muitos pensam, comer fruta à noite não engorda, desde que sejam escolhidas as frutas certas, que facilitam a digestão, conduzem a um sono reparador e ainda são boas para queimar gordura.
Um jantar equilibrado deve incluir uma combinação de proteínas magras, hidratos de carbono complexos, gorduras saudáveis e fruta. A hora a que janta também pode influenciar no ganho de peso, pois geralmente é recomendado jantar pelo menos duas a três horas antes de deitar. Isto permite que o seu corpo tenha tempo suficiente para digerir os alimentos antes de dormir e ajuda a evitar problemas digestivos e distúrbios do sono.
"Comer muito ao jantar, numa refeição rica em gorduras e feita tardiamente, com ou sem fruta de sobremesa, pode dificultar a digestão, aumentar o risco de obesidade e dificultar o sono", adverte Lucía Bultó, nutricionista da Academia Espanhola de Nutrição e Dietética, em declarações ao site Saber Vivir.
Ao contrário do que muitos pensam, comer fruta ao jantar não engorda. "Não existe a mínima evidência de que a fruta engorde se for consumida como sobremesa, é um mito", reconhece a especialista.
As frutas são, aliás, uma excelente opção para a ceia, especialmente aquelas que são baixas em calorias, ricas em fibra e que contêm uma variedade de vitaminas e minerais essenciais. Além disso, algumas têm propriedades específicas que podem ajudar na digestão, acelerar o metabolismo e promover o relaxamento para descansar melhor durante a noite.
O mesmo artigo aponta quatro frutas essenciais que pode comer ao jantar:
- Kiwi - esta pequena fruta é um tesouro nutricional. Está carregada de vitamina C, antioxidantes e fibra, que promovem a queima de gordura. Tem serotonina, substância que promove o relaxamento e ajuda a conciliar o sono, e enzimas digestivas naturais que podem ajudar a decompor os alimentos e melhorar a digestão.
- Ananás - é conhecido pelo seu alto teor de bromelina, uma enzima que ajuda a decompor as proteínas e facilitar a digestão, e que tem sido associada à melhoria do metabolismo das gorduras. Também é baixo em calorias e rico em vitamina C, tornando-o uma excelente opção para uma ceia leve com propriedades antioxidantes.
- Papaia – é famosa pelas suas propriedades digestivas graças à papaína, uma enzima que ajuda a decompor as proteínas e facilita a absorção de nutrientes. Além disso, é baixa em calorias e rica em fibra, promovendo a sensação de saciedade, ajudando a prevenir a obstipação e a manter um sistema digestivo saudável.
- Maçã - é uma excelente opção para a ceia. É uma das frutas mais saciantes devido ao seu teor de fibra solúvel, especialmente a pectina, que ajuda a controlar o apetite, evitando os apetites noturnos. Ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue numa quantidade saudável e pode interferir na absorção de gorduras.