Os frutos secos, como as amêndoas, avelãs e nozes, são considerados extremamente saudáveis graças aos eu valor nutricional. Mas se quiser maximizar os seus benefícios, há um passo extra que deve dar antes de os consumir: deixá-los de molho. Perceba porque é que fazer isto ajuda a maximizar o seu valor nutricional.
De acordo com o site Petit Chef, há duas grandes razões para se deixar os frutos secos de molho. Mas atenção, para que faça efeito, têm de ficar pelo menos quatro horas de molho e devem ser lavados antes de serem consumidos. Claro que não estarão tão estaladiços, mas se quiser pode desidratá-los antes de comer para conseguir a textura crocante característica.
Então porque é que deve deixar os frutos secos de molho?
1. Neutraliza antinutrientes
Os frutos secos contêm ácido fítico, conhecido por ser um antinutrientes que funciona como uma barreira que impede a germinação. Presente na pele das sementes e frutos secos, impede a correta absorção de minerais essenciais, tais como zinco, magnésio e cálcio.
Ao colocarmos os frutos secos de molho, reduzimos a quantidade deste antinutrientes, ajudando a que o organismo possa absorver mais dos minerais que estão no fruto.
2. Melhora a digestão
Por vezes, os frutos secos podem provocar alguns problemas no sistema digestivo, tis como inchaço, gases ou desconforto abdominal. Colocando-os de molho, os inibidores de enzimas desaparecem, fazendo com que os frutos sejam mais fáceis de digerir. Além disso, otimiza a forma como o corpo usa os nutrientes.
Tenha em atenção que o tempo que os frutos secos devem estar de molho muda conforme a variedade. Veja na galeria quanto tempo deve deixar cada um de molho e não se esqueça de mudar a água se vir que está a ficar turva. Desta forma evita-se a proliferação de bactérias.