- Não imagina o que sentar-se contra uma parede todos os dias pode fazer por si
- Braços flácidos? Este treino de 10 minutos tonifica e faz-se sem equipamento
- Uma chávena deste chá por dia ajuda a emagrecer (e desintoxica o organismo)
Perceber quais os fatores que levam ao ganho de peso, especialmente com aumento da gordura abdominal, é fundamental para resolver o problema. A verdade é que muitas dessas causas passam despercebidas para a maioria das pessoas e por isso não são corrigidas atempadamente.
Num artigo da edição francesa da revista Cosmopolitan, o nutricionista Raphaël Gruman, fala deos cinco principais motivos para ganhar gordura abdominal e como melhorar.
- Tem resistência à insulina
“Uma desregulação do açúcar no sangue, também chamada de resistência à insulina, pode levar ao ganho de peso na zona do estômago”, explica o nutricionista. Todas as pessoas podem ser afetadas pela resistência à insulina, independentemente da idade ou género, “principalmente se cometer uma série de excessos e pressionar o pâncreas”. Para saber se sofre deste problema, deverá fazer uma análise ao sangue e ser acompanhado por um profissional de saúde. Este último poderá então prescrever medicação, se necessário, ou recomendar uma dieta específica.
- Está a atravessar alterações hormonais
Segundo Raphaël Gruman, as hormonas também podem influenciar no ganho de gordura abdominal . “O estado hormonal é extremamente importante para o armazenamento de gordura. Nas mulheres, que possuem estrogénio e progesterona, o armazenamento ocorre principalmente nas coxas e nádegas. Na fase da menopausa, depois de estas hormonas deixarem de ser produzidas, a gordura acumula-se mais ao nível do estômago, como nos homens.
Uma dieta com orientação de um nutricionista ou um tratamento de substituição hormonal podem ser necessários.
- Não está a dormir o suficiente
Sabia que a falta de sono pode levar ao ganho de peso no estômago? Quando dormimos pouco ou mal, produziremos cortisol em excesso, explica o nutricionista. Existe, por isso, uma ligação muito direta entre a má higiene do sono e o ganho de peso.
O especialista explica ainda por que este ganho de peso se foca na barriga: “porque o cortisol tem um efeito resistente à insulina”. “Pessoas que dormem menos de seis horas por noite têm 30 vezes mais risco de ter excesso de peso ou obesidade”, alerta.
- Não tem um estilo de vida saudável
Uma alimentação desadequada e um consumo elevado e regular de álcool são responsáveis pelo excesso de gordura abdominal. Comida ‘fast food’, produtos processados e álcool são verdadeiros inimigos do estômago. “O álcool, em particular, promove a gordura abdominal, provocando um armazenamento muito rápido de gordura nesta área”, indica o especialista.
- Está sob stress
"O stress profissional ou pessoal aumenta a produção de cortisol e, portanto, leva ao ganho de gordura abdominal. Trata-se do mesmo mecanismo da deficiência de sono, mas com uma causa diferente", refere Raphaël Gruman. "Além disso, os picos de stress podem promover comportamentos alimentares compulsivos”.