Facebook Instagram

Este alimento reforça as defesas e ajuda a manter a firmeza do rosto a partir dos 50 anos

Há vários alimentos que têm impacto positivo na pele. Mas este, menos falado, foi recentemente alvo de estudos que revelaram um grande número de benefícios

IOL
22 dez 2023, 11:31
Groselha preta
Groselha preta
Foto: Freepik

Há frutas já conhecidas por terem efeitos muito positivos na saúde e no aspeto da nossa pele. Entre elas estão o abacate, a banana ou a laranja. Mas, um estudo recente publicado o ‘Journal of Nutritional Science’ aponta a groselha preta como um dos alimentos com maior número de propriedades que têm impacto na pele e na saúde em geral.

A groselha preta é especialmente indicada para mulheres maduras com mais de 50 anos e na fase da menopausa, em que se registam níveis de estrogénio diminuídos e aumenta o risco de osteoporose. De acordo com a revista especializada em saúde ‘Saber Vivir’, esta fruta é uma fonte rica em nutrientes essenciais que ajudam a equilibrar as hormonas nesta fase da vida.

A groselha preta, que tem mais vitamina C do que a laranja, tem um sabor mais ácido do que os outros frutos vermelhos e, por isso, não é tão popular. Mas, vale a pena encontrar formas de introduzir a groselha negra na dieta, já que 100 g contêm 41 miligramas de vitamina C, enquanto as tangerinas têm apenas 27.

A vitamina C contribui de forma muito importante na forma como as mulheres enfrentam a menopausa, pois é fundamental para fortalecer o sistema imunológico e também para combater o stress oxidativo, que está muito ligado aos sintomas da menopausa.

Além dos benefícios para o sistema imunológico, a vitamina C desempenha ainda um papel fundamental na formação de colágeno, elemento que confere firmeza ao rosto. Este componente é encontrado naturalmente no corpo mas, a partir dos 25 anos, os seus níveis diminuem e é necessário complementá-los externamente.

Por outro lado, o estudo constata que as groselhas negras são ricas em antocianinas, que têm uma função antioxidante e protegem as células contra os danos causado pelos radicais livres. Esta propriedade repercute-se principalmente na pele, tornando os sinais do envelhecimento, como a flacidez, menos visíveis.

RELACIONADOS
Mais Lidas