Com a chegada dos dias mais frios, tudo o que queremos é uma casa quente e aconchegante. Com algumas mudanças simples e eficientes, é possível aumentar a temperatura e reduzir os custos de aquecimento. O site CHOICE partilha truques práticos e eficazes para ajudar a aquecer a sua casa de forma mais económica.
1. Isolamento térmico
Um investimento que vale sempre a pena é o isolamento térmico. No inverno, entre 25% e 35% do calor de uma casa sem isolamento perde-se pelo telhado. O isolamento não só mantém a casa quente no inverno, como também a mantém fresca no verão, tornando-se um investimento que vale a pena.
2. Cuidado com os aquecedores
É tentador colocar o aquecedor ao pé do sofá ou secar a roupa húmida à frente dele, mas isso bloqueia a circulação do ar quente. Por isso, não deixe roupas ou objetos perto do seu aquecedor. Feche as portas dos quartos que não está a usar para tornar o aquecimento mais eficiente. Só aquecer os espaços que ocupa reduzirá a sua conta de energia.
3. Tapetes
Invista em tapetes. Os tapetes também são ótimos isolantes. Se vive numa casa antiga com soalhos com fendas, um tapete grosso pode ajudar a evitar que o ar frio entre.
4. Use cortinados
Os cortinados ajudam a manter o calor no inverno e a frescura no verão. Até 40% da energia de aquecimento pode ser perdida através das janelas, por isso, feche as cortinas para conservar o calor.
5. Deixe o sol entrar
Embora as cortinas e persianas sejam eficazes para evitar a perda de calor, aproveite ao máximo a luz solar. Nos dias de sol, deixe as cortinas abertas durante o dia para aquecer a casa e feche-as à noite.
6. Evite as correntes de ar
Esteja especialmente atento às janelas abertas e portas. Se quer arejar uma divisão da casa, certifique-se que a porta dessa divisão está fechada.
Existem também produtos como vedantes de silicone, tiras de borracha, fitas adesivas específicas e calafetagem estão disponíveis em lojas de bricolage, para o isolamento das correntes de ar.
Algumas opções incluem:
- Cobras de porta;
- Fita de vedação para intempéries;
- Selantes de silicone ou massa de calafetar;
- Vedantes para portas de correr;
- Tiras de PVC;
- Vedantes contra tempestades;
- Selos com escova;
- Selos automáticos.