Quer se tenha uma pequena zona relvada, uns quantos vasos ou um grande pátio, de certeza que de vez em quando há problemas com insetos e até alguns animais. Manter estas visitas indesejadas longe pode ser uma tarefa complexa, especialmente para quem não quer usar produtos químicos que podem representar um risco para animais de estimação e crianças. E é aqui que entram os famosos truques com produtos menos agressivos, mas igualmente eficazes.
Na internet, há quem garanta que espalhar sabonete pelo espaço exterior é um método bastante eficaz de afastar animais e insetos. O que acontece, explica o site Family Handyman, citando Daniel Kiefer, o diretor técnico da American Pest, é que o sabão juntamente com outros elementos que possam cheirar a humanos vão fazer com que os animais e insetos se mantenham longe.
Há várias formas de usar sabonete nos espaços exteriores. Há quem ponha este produto em saquinhos de rede e pendure em árvores ou até faça raspas e espalhe na área. Quanto mais forte for o cheiro do sabonete, mais eficaz poderá ser em afastar roedores e até insetos, explica o site Family Handyman.
Uma vantagem de se usar sabonete, é que este não é tóxico para os animais de estimação – embora possa provocar vómitos ou diarreia se ingerido – e é seguro para as plantas.
Parece que esta solução até poderá funcionar, mas nunca por muito tempo. O sabonete enquanto repelente apenas funciona até ser lavado pela chuva ou pelos níveis elevados de humidade dos meses de maior calor. Mesmo que se vá mantendo, os animais depressa vão perceber que o cheiro, apesar de forte, não lhes fará mal, refere Pamela J. Bennet, diretora do mestrado em jardinagem da Universidade do Estado de Ohio.
Outra questão a ter em conta é que o sabonete não irá funcionar para acabar com pragas, já que não mata insetos ou animais, funciona apenas como repelente. Por isso, se precisar mesmo de afastar os animais do seu jardim ou área exterior, procure produtos próprios, formulados para não fazer mal às plantas.