Este é um destino de eleição para quem procura fugir às ondas mais altas sem abdicar da água salgada do mar. Fica apenas a 45 minutos de Lisboa e os seus acessos são hoje mais organizados, passadeiras limpas, dunas impecáveis. Falamos da Lagoa de Albufeira, no concelho de Sesimbra, um cenário idílico e tão perto da capital.
Esta lagoa tem uma particularidade: a água é salgada, já que a lagoa é alimentada pela água do mar, cuja entrada é controlada através da abertura oficial do cordão dunar na primavera. Por isso, se vir máquinas de grandes dimensões em trabalhos nas areias daquela praia nos meses que antecedem o verão, não se espante. É assim todos os anos.
Este processo é fundamental para que as águas da lagoa sejam renovadas, garantindo a qualidade da água para banhos, a manutenção da biodiversidade e a preservação do ecossistema. A lagoa é composta por três corpos de água: a Lagoa Grande, a Lagoa Pequena e a Lagoa da Estacada.
A tranquilidade das águas da lagoa faz com que seja um local seguro (desde que se mantenha sempre perto das margens) e o seu areal imenso permite brincadeiras sem fim entre os mais novos. E reforçamos os avisos que a própria praia exibe: nunca, jamais, tome banho na ligação entre o mar e a lagoa, já que não é seguro.
Destino popular para a prática de diversas atividades aquáticas como vela, windsurf, kitesurf e canoagem, basta apenas atravessar o areal até à praia de mar para o lado do mar se quiser encontrar boas ondas para praticar surf e bodyboard.
Na Lagoa de Albufeira, encontra restaurantes como “O Lagoeiro”, o “Príncipe Real” ou o “Retiro do Conde” onde pode petiscar ou fazer uma refeição na esplanada com uma paisagem de cortar a respiração.
Pode chegar de transportes públicos, já que a partir da estação ferroviária de Coina existe o autocarro 3540 da Carris Metropolitana que para em frente à lagoa. Também a carreira 3545 chega a este local, podendo partir da estação de Corroios, por exemplo.
Pode ver como está a praia da Lagoa de Albufeira em direto com a câmara do Beacham
Desde 1987, a Lagoa de Albufeira integra a Reserva Ecológica Nacional, sendo uma zona de proteção especial de aves. Esta classificação sublinha a importância ambiental do local, que é um verdadeiro santuário para várias espécies. A paisagem envolvente é dominada por pinhais e dunas.