- O bicarbonato de sódio é o herói das limpezas. Mas afaste-o destes objetos!
- Esta solução de 5 minutos deixa os copos baços a brilharem como novos
- Acabou o detergente da máquina da loiça? É isto que deve usar em situações de emergência
Manter a cozinha limpa e livre de germes é fundamental para a saúde de toda a família, e um dos itens que mais acumula bactérias são os panos de cozinha. Utilizamos esses panos para limpar a mesa, secar pratos e talheres, e até para enxugar as mãos.
Frequentemente húmidos e próximos do lava-loiça, tornam-se o ambiente ideal para a proliferação de germes. Por isso, é crucial desinfetá-los regularmente e deixá-los secar ao ar livre. Felizmente, o site espanhol Gastronomia partilha um truque simples e eficaz para desinfetar os panos de cozinha sem esforço
Desinfetar com apenas dois elementos
O truque para limpar os panos de cozinha sem ter de os esfregar ou inseri-los na máquina de lavar utiliza dois elementos naturais muito acessíveis e que estão presentes na maioria das casas: água oxigenada e bicarbonato de sódio. Ambos possuem propriedades desinfetantes e de limpeza que os tornam perfeitos para uma boa lavagem. A água oxigenada elimina as bactérias e germes, enquanto o bicarbonato limpa profundamente e remove manchas difíceis.
Este truque é muito simples. Primeiro, temos de borrifar o pano com água oxigenada, garantindo que fica completamente coberto para assegurar uma desinfeção total.
Enquanto deixamos a água oxigenada agir, preparamos a mistura do bicarbonato de sódio. Para isso, enchemos um recipiente com água muito quente e adicionamos uma colher de bicarbonato de sódio por cada litro de água. Misturamos bem até que o bicarbonato se dissolva.
Após 10 minutos, mergulhamos o pano na água com bicarbonato e deixamos durante meia hora. Depois desse tempo, enxaguamos bem o pano com água limpa para eliminar qualquer resíduo de bicarbonato e água oxigenada.
Por último, penduramos o pano ao livre para que seque ou colocamo-lo na máquina de secar. O importante é que, antes de o guardar, esteja completamente seco.