- Especialista explica quando deve trocar a esponja da cozinha: "Ninguém está a fazer o correto"
- O segredo para uma casa limpa é a organização do tempo. Especialistas sugerem este horário
- Colchão como novo: este spray caseiro faz desaparecer até as manchas mais difíceis
Arriscamo-nos a dizer que a grande maioria das pessoas que lavam a loiça à mão têm sempre mais ou menos o mesmo ritual: pegam na esponja, colocam um bocadinho de detergente, molham a esponja e começam a passar nos pratos, talheres, panelas e copos sujos. Achávamos que havia pouca ciência no ato de lavar loiça manualmente. Estávamos errados.
Julio Cesar Luchmann, neurocientista e doutorando em Naturopatia, usou a sua página de Instagram para explicar qual é a melhor forma de utilizar o detergente da loiça para conseguir bons resultados.
Parece que o truque para eliminar a gordura não está na quantidade de detergente utilizado, mas sim na forma como é usado. Julio Cesar explica que é a mistura de água e detergente que tornam a gordura “molhável” e lavável.
Para não ter dores de cabeça na hora de lavar a loiça, o neurocientista recomenda misturar quatro colheres de detergente para a loiça e uma colher de vinagre com cerca de 500 ml de água mora a quente. Depois é misturar até formar bolhas. A mistura fica pronta a usar e é só molhar a esponja e começar a passar na loiça com gordura. No final, é recomendado enxaguar a loiça com água quente, já que esta retira com mais facilidade o detergente.
O vinagre é também sugerido pelo criador de conteúdos por ajuda a soltar a gordura, potenciando assim as propriedades do detergente.
Veja no vídeo a explicação de Julio Cesar para o porquê de dever misturar água com detergente e vinagre.