Festival Eurovisão da Canção: Itália vence e Portugal alcança 12.º lugar

Igor Pires
23 mai 2021, 01:21
Com Lusa
23 mai 2021, 01:21

A Itália, com a canção "Zitti e Buoni", interpretada pelos Måneskin, venceu o passado sábado, dia 22, a 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, tendo Portugal alcançado o 12.º lugar.

Num ano em que o Reino Unido foi o único país que terminou com zero pontos, Portugal, representado por The Black Mamba, com o tema "Love Is On My Side", conquistou 153 pontos.

A 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção deveria ter acontecido em maio do ano passado, em Roterdão, mas a União Europeia de Radiodifusão decidiu adiá-la um ano, por considerar que não estavam reunidas as condições para a sua realização, por causa da pandemia Covid-19.

Este ano, entraram 39 países em competição, mas, à final, chegaram 26, dos quais 20 foram apurados em duas semifinais, que decorreram na terça e na quinta-feira.

Na primeira semifinal, passaram, à final, Lituânia, Rússia, Suécia, Chipre, Noruega, Bélgica, Israel, Azerbaijão, Ucrânia e Malta.

Portugal, Albânia, Sérvia, Bulgária, Moldávia, Islândia, São Marino, Suíça, Grécia, e Finlândia foram os escolhidos na segunda semifinal.

A estes 20 países, juntaram-se, na final, os chamados 'Cinco Grandes' - França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido -, além do país anfitrião: Países Baixos.

Com "Love Is On My Side", Portugal levou à Eurovisão, pela primeira vez, uma canção integralmente em inglês, composta por Tatanka, o vocalista de The Black Mamba, banda formada em 2010 e que se move no universo dos blues, da soul e do funk.

Veja, abaixo, o vídeo com a atuação de The Black Mamba, na final da 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção.

RELACIONADOS
Mais Lidas