- Este alimento surpreendente tem mais proteína do que a carne e quase não tem gordura
- Esta superfruta muitas vezes ignorada é essencial a partir dos 50 anos. Faz maravilhas pela saúde
- Fã de pataniscas? Estas não levam bacalhau, mas são igualmente deliciosas
Os ovos são dos alimentos mais versáteis. Podem ser cozinhados de várias formas para acompanharem uma refeição principal, são essenciais em grande parte das receitas de bolos e servem de base para um outro tanto de sobremesas. No entanto, são muito sensíveis e é sempre recomendado ter algum cuidado para garantir que não estão estragados antes de serem consumidos.
Colocá-los em água fria para ver se boiam é um truque universal para garantir que não estão estragados. Mas mesmo quando passam com distinção o teste, às vezes, ao abri-los, encontra-se uma pequena mancha avermelhada na gema. Muitas pessoas questionam-se se ainda assim estão aptos para consumo ou não. Nós vamos explicar.
Esta mancha trata-se de restos de sangue e forma-se durante a ovulação das galinhas. Comummente surge na gema, mas também pode aparecer na clara, explica o site Business Insider.
A boa notícia, de acordo com o site, é que não tem de deitar o ovo fora. Estas manchas não significam que a galinha está doente nem que o ovo está estragado. Por isso, esteja à vontade para consumir os ovos sem medo.
Quando é que estas manchas são mais comuns?
Normalmente, os ovos que se compram no supermercado não costumam ter estas manchas. Quando surgem, são as mais pequenas. Isto porque são inspecionados e retirados os que têm esta imperfeição.
Em ovos com casca mais escura, fica mais difícil fazer a correta inspeção.
Para quem consome ovos caseiros, também é mais comum encontrar estas manchas.
Fica só uma recomendação: retire esta manchinha com a ajuda de uma colher ou faca depois de cozinhar o ovo, refere o Business Insider.