Facebook Instagram

Detetou uma pinta vermelha na gema do ovo? Saiba se deve ou não comer

Já alguma vez abriu um ovo e encontrou uma mancha avermelhada na gema? Explicamos se deve ou não comer o ovo

Adriana Gomes
16 jul, 10:00

Os ovos são dos alimentos mais versáteis. Podem ser cozinhados de várias formas para acompanharem uma refeição principal, são essenciais em grande parte das receitas de bolos e servem de base para um outro tanto de sobremesas. No entanto, são muito sensíveis e é sempre recomendado ter algum cuidado para garantir que não estão estragados antes de serem consumidos.

Colocá-los em água fria para ver se boiam é um truque universal para garantir que não estão estragados. Mas mesmo quando passam com distinção o teste, às vezes, ao abri-los, encontra-se uma pequena mancha avermelhada na gema. Muitas pessoas questionam-se se ainda assim estão aptos para consumo ou não. Nós vamos explicar.

Esta mancha trata-se de restos de sangue e forma-se durante a ovulação das galinhas. Comummente surge na gema, mas também pode aparecer na clara, explica o site Business Insider.

A boa notícia, de acordo com o site, é que não tem de deitar o ovo fora. Estas manchas não significam que a galinha está doente nem que o ovo está estragado. Por isso, esteja à vontade para consumir os ovos sem medo.

Quando é que estas manchas são mais comuns?

Normalmente, os ovos que se compram no supermercado não costumam ter estas manchas. Quando surgem, são as mais pequenas. Isto porque são inspecionados e retirados os que têm esta imperfeição.

Em ovos com casca mais escura, fica mais difícil fazer a correta inspeção.

Para quem consome ovos caseiros, também é mais comum encontrar estas manchas.

Fica só uma recomendação: retire esta manchinha com a ajuda de uma colher ou faca depois de cozinhar o ovo, refere o Business Insider.

RELACIONADOS
Mais Lidas