Facebook Instagram

Parar de ressonar: pratique esta técnica japonesa antes de ir dormir todos os dias

Método japonês reduz as noites com má qualidade de sono, sendo um tratamento natural para parar de ressonar

Andreia Vital
24 set, 10:42

Os japoneses utilizam uma técnica ancestral que tem mostrado ser eficaz para ajudar a reduzir os episódios de ronco durante a noite, um problema que pode comprometer a qualidade do sono. O descanso é um dos momentos mais relevantes do dia e, para que seja verdadeiramente reparador, deve ocorrer num ambiente calmo, silencioso e confortável.

Quando não se consegue um sono adequado, com uma boa qualidade e sem interrupções, isso pode afetar a saúde, uma vez que durante o dia é difícil manter o nível de energia e concentração. Ressonar não perturba só quem partilha o quarto consigo, como também provoca interrupções no sono de quem ressona, o que pode ter um impacto negativo na memória e nas capacidades cognitivas.

Este fenómeno é causado por diversos fatores, como a anatomia da boca e garganta, excesso de peso, alergias e consumo de álcool, todos contribuindo para a obstrução das vias respiratórias e gerando o ruído a que chamamos ressonar. No entanto, uma técnica partilhada pelo especialista em medicina alternativa japonesa Takashi Ashaishi, e que se foca em fortalecer os músculos envolvidos no processo de ressonar, pode ajudar a reduzir este problema gradualmente, como escreve um artigo do jornal La Nacion.

  • A técnica consiste em praticar alguns exercícios simples:
  • Levantar a cabeça num ângulo de 45 graus
  • Mover a língua em círculos ao redor da boca (passando pelos dentes) 20 vezes num sentido e depois repetir no outro.
  • Mover a língua para fora e para dentro da boca 10 vezes enquanto a cabeça segue a mesma inclinação.

Como em qualquer exercício, a regularidade é fundamental para alcançar resultados. Contudo, é importante salientar que esta técnica não substitui tratamentos médicos convencionais, devendo sempre ser consultado um profissional de saúde antes de iniciar qualquer mudança na rotina de tratamento dos roncos.

RELACIONADOS
Mais Lidas