Com um perfil nutricional muito interessante, rico em proteína, sais minerais e vitaminas, o peixe é um alimento saudável, que deve ser incluído numa dieta equilibrada. Ainda assim, tal como acontece com a carne, os diferentes tipos de peixe adaptam-se a necessidades diferentes e é importante saber quais escolher.
Quando se escolhe o peixe a consumir, há vários fatores que se pode ter em consideração. um dos mais comuns – e até mais importantes – é o teor de gordura, como refere o site Cookist, que explica que o peixe magro normalmente tem menos de 3% de gordura, enquanto os peixes gordurosos ultrapassam os 10%.
Os peixes mais gordos são ricos em ómega-3, ácidos gordos essenciais para o nosso corpo, com benefícios para a saúde cardiovascular e cerebral. Já os peixes magros são uma fonte de proteína com poucas calorias, perfeitos para quem tem de fazer uma dieta especial para controlar o peso ou até para quem tem problemas de colesterol alto. Além disso, estes peixes são mais digeríveis, sendo particularmente recomendados para crianças e idosos.
Na galeria acima, poderá ficar a conhecer seis peixes magros que deve incluir na sua alimentação e perceber o que faz deles tão interessantes para o organismo.