Com a chegada dos dias mais quentes, surge o desejo de muitos em alcançar o tão desejado "corpo de verão". No entanto, alguns hábitos que parecem ajudar a perder peso podem ser contraproducentes e devem ser evitados.
Um destes hábitos e mitos é a realização de exercício físico em jejum. Contrariamente ao que muitos acreditam, esta não é uma estratégia eficaz para emagrecer e pode até ser prejudicial para a saúde.
O exercício em jejum, muitas vezes praticado com a esperança de queimar mais gordura corporal, baseia-se na ideia de que o corpo, privado de fontes de energia provenientes da alimentação, recorra às reservas de gordura para obter ‘combustível’ durante o treino. No entanto, a realidade não é bem esta.
Quando nos exercitamos em jejum, o organismo não recorre apenas às reservas de gordura, mas também à proteína muscular para obter energia. Isso pode resultar na perda de massa muscular magra, o que, a longo prazo, pode comprometer o metabolismo e tornar mais difícil a manutenção do peso perdido. Além disso, a falta de nutrientes antes do exercício pode levar à diminuição da performance física, aumentando o risco de lesões.
Além disto, o exercício em jejum pode desencadear fome intensa após o treino, correndo o risco de comer de forma descontrolada a seguir.
Mas, treinar em jejum não é o único mito à volta do emagrecimento. Para descobrir mais hábitos que podem estar a impedir a perda de peso e encontrar alternativas mais saudáveis, explore a galeria acima, preparada pelo Stars Insider para o IOL. Nesta lista, encontrará informações valiosas para que consiga alcançar os seus objetivos até ao verão.