Facebook Instagram

Relva, areia e um grande lago para mergulhos: a praia fluvial alentejana que tem mesmo de conhecer

É na albufeira do Alqueva que encontramos esta bela praia fluvial com Bandeira Azul e Qualidade de Ouro

Adriana Gomes
8 ago, 09:12

No verão, o Alentejo torna-se o destino de eleição para muita gente devido à sua costa de praias selvagens. Mas esta zona do país não é só mar e tem algumas das praias fluviais mais bonitas e convidativas de Portugal. Uma delas é a de Monsaraz.

A Praia Fluvial de Monsaraz fica a cerca de quatro quilómetros da vila medieval de Monsaraz, nas margens do grande lago que é a albufeira do Alqueva. Aqui, pode estender-se a toalha em areia branca ou em relva verde – vai depender daquilo de que gosta mais – e há zonas de sombra para poder fugir ao sol naquelas alturas piores.

Para nadar, o espelho de água da albufeira do Alqueva estende-se e convida a momentos de diversão. Isto porque, aqui, além de ser possível mergulhar e nadar, por estar inserida no Centro Náutico de Monsaraz, dá para praticar vários desportos, como stand-up paddle, ski e wakeboard, ou andar nas gaivotas.

As águas límpidas e a qualidade desta praia têm-lhe valido a Bandeira Azul desde que foi inaugurada, em 2017, e este ano não foi diferente. É também uma praia acessível, tendo o prémio desde 2019. Este ano, também hasteou a Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro 2024.  

Em termos de serviços, a praia de Monsaraz está preparada para receber as pessoas com conforto, tendo mesas para picnic, um bar/restaurante, casas de banho e duches e um parque infantil para quando os mais novos se cansam de chapinhar e brincar na areia. ´

A época balnear na Praia Fluvial de Monsaraz estende-se até 22 de setembro, estando assegurada a vigilância das 9h às 19h pelos nadadores-salvadores.

 

RELACIONADOS
Mais Lidas