Portugal é conhecido pelas suas praias costeiras, mas há recantos de água doce que merecem destaque, especialmente no verão. Duas praias fluviais espalhadas pelo país, de norte a sul, mostram que não é preciso estar junto ao mar para se refrescar.
A imprensa espanhola, através da Viajes National Geographic, destaca dois destes locais imperdíveis e que merecem uma visita. Começando pela praia fluvial do Pego, em Penha Garcia, um verdadeiro mergulho na história natural e cultural.
Envolta por fósseis com 500 milhões de anos e antigos moinhos de rodízio, esta piscina natural do rio Pônsul oferece escadas e passadiços que facilitam o acesso às águas cristalinas, num cenário único que combina património e natureza. Um refúgio perfeito para quem quer fugir às multidões e explorar a riqueza geológica da Beira Baixa.
Mais a norte, na Serra da Estrela, a imprensa destacou ainda a praia fluvial de Loriga. Elogiam esta praia por ser a única em Portugal situada num vale glaciar. A cerca de 800 metros de altitude, esta praia em Seia é rodeada por vales verdes e águas puras e frias. É bandeira azul, tem vigilância, estruturas de apoio e foi finalista das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”.
A Praia Fluvial de Loriga é uma praia acessível e tem estruturas de apoio, como balneárias, um bar, um parque de merendas e até um parque infantil para os mais pequenos poderem brincar entre mergulhos. Até 31 de agosto, a praia é vigiada até às 18h30.
Percorra a galeria acima e veja as duas praias fluviais de Portugal que estão a dar que falar na imprensa espanhola - e que merecem uma visita.