Bolo escangalhado

6 jan, 13:00

No «Dois às 10», recebemos Rosário Guerra que nos ensinou passo a passo como preparar este doce.

INGREDIENTES:

Para a esponja:

300 grs de farinha

130 ml de água

150 grs

 

Para a massa:

1 kg de Farinha

300 grs açúcar

6 Ovos

20 grs de sal

200 grs de margarina

40 ml Vinho do porto

20 ml Licor

Para Creme de pasteleiro:

500 ml leite

160 g açúcar     

15 g açúcar baunilhado

1 pitada de sal

4 gemas

40 g farinha de trigo      

1/2 unidade limão casca

Para além desta matéria prima é preciso:

Chila, sultanas, canela, amêndoa palitada tostada, avelãs sem pele tostadas

PREPARAÇÃO:

Para a massa do fermento, junte os ingredientes da massa de fermento, amasse e deixe levedar por 30 minutos. Faça o creme de pasteleiro: Leve o leite ao lume com a casca do limão, o açúcar baunilhado e o sal. Deixe ferver. À parte bata as gemas com o restante açúcar até fazer creme e junte-lhe a farinha. Retire a casca do limão ao leite, e junte aos poucos ao preparado anterior até as gemas estarem completamente dissolvidas.

Leve de novo ao lume, mexendo sempre até engrossar. Quando começar a engrossar deve-se mexer vigorosamente com uma vara de arames para ficar homogéneo e retira-se imediatamente do lume, continuando a mexer por mais uns minutos. Continue o bolo. Leve ao lume o açúcar com a margarina e o álcool até obter um creme. Adicione os ovos, depois a farinha com sal. Amasse tudo muito bem e junte a massa do fermento. Amasse tudo muito bem até a massa fazer véu.  Deixe levedar por 30 minutos.

Barre o quadrado com creme de pasteleiro e espalhe a chila a canela e os frutos secos a gosto. Enrole como uma torta com recheio, apertando apenas o suficiente para manter o recheio.

Corte o rolo em fatias. Coloque num tabuleiro com margarina e termine com frutos secos. Leve ao forno a 150 graus por 45 minutos. Retire do forno e polvilhe com açúcar em pó. Deixe arrefecer.

Mais Lidas