Facebook Instagram

Os casais mais felizes fazem estas 5 coisas ao fim-de-semana, garantem psicólogos

Ter uma rotina agitada não é desculpa para não ter tempo para passar com o seu companheiro(a). Psicólogos indicam as 5 coisas que os casais mais felizes fazem nos dias de descanso

IOL
20 mai, 10:45
Casal de mãos dadas
Casal de mãos dadas

Foto: Josh Willink, Pexels

Em semanas de muito trabalho e de grande correria, sobram-nos apenas os fins de semana e, mesmo assim, esses dias são considerados sagrados para descansar e recuperar horas de sono. Mas, no meio da intensidade semanal, acabamos muitas vezes por nos esquecer de passar tempo de qualidade com o nosso parceiro.

A verdade é que há casais que conseguem fazê-lo, porque seguem pequenas rotinas ao fim de semana. Mesmo que seja apenas para relaxar, há sempre forma de estarem juntos e aproveitarem um momento a dois.

Um psicólogo especializado em relações analisou os hábitos dos casais mais felizes e revelou ao site CNBC cinco coisas simples que fazem ao fim de semana:

1. Desligam-se do telemóvel

Nem sempre é sobre estar muito tempo juntos, mas sim sobre estarem mesmo presentes. Um café sem distrações, uma caminhada ou um jantar especial sem ecrãs pode valer mais do que horas ao lado um do outro sem conexão real.

2. Partilham espaço, mesmo que em silêncio

Chama-se "jogo paralelo" e é tão simples como cada um fazer o que gosta — um a ler, outro a jogar — mas juntos no mesmo espaço. É tempo a dois, sem pressão.

3. Criam rituais

Ter um hábito só vosso dá estabilidade e conforto. Pode ser panquecas ao domingo, noite de jogos ou simplesmente planear a semana com um copo de vinho. O importante é manter essa rotina.

4. Marcam momentos de intimidade

Sim, até o sexo pode (e deve) ser agendado. Não tira a magia, pelo contrário: ajuda a garantir que existe tempo para a conexão física e emocional, sem pressões. Por exemplo, no final da semana, pode sempre marcar um 'date' mais romântico com o(a) seu (sua) companheiro(a).

5. Riem (de propósito)

Brincar juntos, desafiar-se num jogo parvo ou dançar pela sala são formas simples de manter a leveza. Rir reforça a ligação e combate a monotonia.

RELACIONADOS
Mais Lidas
IOL Footer MIN