O objetivo é irmos confortáveis, mas além do conforto temos de pensar no estado do tempo do destino para onde vamos ou se as equipas de segurança vão pedir para descalçar. É evidente que o outfit de viagem fica ao gosto de cada um, mas a equipa da revista de viagens Condé Nast Traveller é unânime em considerar que existem peças a ser evitadas e, por isso, elaborou uma lista que passamos a reproduzir:
- Calças de ganga
Sentar-se durante horas e horas numa cadeira apertada não é o momento ideal para um cós de ganga rígido, com botões e fecho. Opte por alternativas mais confortáveis como calças de algodão com cordões ou leggings elegantes.
- Sapatos com atacadores ou fivelas ou botas de cano alto
Apesar de serem ótimos para as férias, leve os ténis, as botas ou as sandálias tipo Birkenstock no saco e evite-as no dia do voo. Caso seja necessário descalçar-se na zona de segurança, é incómodo ter de desatar e atar atacadores ou fivelas. No caso de chinelos e sandálias abertas há o risco de acabar descalço no aeroporto. Opte por sapatos fáceis de calçar como sabrinas.
- Macacão ou jardineiras
Macacões e jardineiras podem ser descontraídos, mas tornam-se incómodos para ir à casa de banho durante o voo. O risco de uma alça tocar no chão ou na sanita não vale a pena. É preferível optar por conjuntos com partes de cima e de baixo independentes.
- Mola de cabelo
Embora práticas, as molas de cabelo podem ser desconfortáveis ao encostar-se no encosto do seu banco. Para maior conforto, prenda o cabelo num coque solto com um elástico macio.
- Sutiã com arames
Um sutiã desconfortável pode estragar uma viagem inteira. Se optou por uma roupa descontraída e confortável, não estrague tudo com um sutiã rígido. Existem muitas alternativas confortáveis como sutiãs sem aros ou tops.
- Roupa clara
As probabilidades de ter um café entornado ou um pedaço de comida na roupa aumentam dentro de um avião. Por isso, é preferível optar por roupas mais escuras e de tecidos resistentes.
- Bijutaria ou relógios grandes
Os scanners de segurança não detetam ouro ou prata de boa qualidade, por isso não será necessário remover anéis de casamento e outras peças. É nos metais magnéticos que residem os problemas e esses estão na bijuteria ou relógios grandes. Para passar pela segurança rapidamente, use joias simples e guarde qualquer bijuteria de metal magnético na bagagem de mão.