Muito se fala hoje em ingredientes naturais como o vinagre branco, a água oxigenada ou o bicarbonato de sódio para auxiliar em limpezas e outras tarefas domésticas. Mas, muito menos falado, outro ingrediente natural e outrora muito usado vai faltando na maioria das casas. Referimo-nos à glicerina, que tem tantas utilidades.
Recorda-se dos sabonetes avermelhados que a maioria dos nossos pais e avós tinham em casa? Parece que desapareceram, mas continuam à venda sob diversas formas e cores, sólidos e líquidos.
Embora seja amplamente conhecida como um ingrediente contido em produtos de cuidados pessoais, como sabonetes, pastas de dentes e cosméticos, a glicerina também tem várias utilizações domésticas práticas. Esta substância, também chamada de glicerol, é um líquido viscoso, incolor, solúvel em água e com um sabor ligeiramente doce. É frequentemente usada como adoçante, emulsionante e plastificante.
Mas, voltemos aos usos domésticos. A glicerina pode ser encontrada em supermercados, drogarias e farmácias. O site Life Hacker aponta algumas utilizações incríveis para a glicerina:
Na roupa
A glicerina é eficaz na remoção de nódoas, especialmente as causadas por substâncias gordurosas, como alcatrão ou óleo. Basta aplicar a glicerina diretamente sobre a mancha antes de lavar a peça de roupa normalmente. Também pode ser utilizada para preparar um removedor de nódoas caseiro, misturando-a com detergente líquido e água.
No frigorífico e congelador
Tem alimentos secos e colados no fundo do seu frigorífico ou congelador que parecem impossíveis de remover? Após raspar o máximo possível desses resíduos, aplique um pouco de glicerina na área afetada, deixe atuar por alguns minutos e depois limpe.
Na garagem
A glicerina, por ser um ingrediente comum em anticongelantes comerciais e lubrificantes, tem múltiplas utilidades na garagem ou oficina. Pode ser usada, por exemplo, para lubrificar macacos hidráulicos e prevenir o congelamento dessas ferramentas.
Quanto custa a glicerina líquida? Veja aqui como encomendar