A diferença entre salário bruto e salário líquido pode criar, por vezes, alguma confusão. Afinal, o seu contrato de trabalho prevê um determinado salário. Mas o que recebe, todos os meses, na conta bancária, é um valor inferior.
Neste artigo, saiba o que é o salário líquido e como pode apurar o seu valor.
Diferença entre salário bruto e salário líquido
O salário bruto corresponde ao seu ordenado antes de serem aplicados os impostos a que está sujeito. Quando negoceia o seu contrato de trabalho, fica estabelecido, contratualmente, o valor do seu salário bruto, que pode ser, por exemplo, 1.000 euros.
Estes 1.000 euros não correspondem, porém, ao valor que recebe na sua conta bancária. Na hora de processar o seu salário, a empresa tem de aplicar os seus descontos para a Segurança Social e a sua taxa de retenção na fonte de IRS. Depois de serem descontados estes valores, o que é transferido para a sua conta corresponde ao seu salário líquido.
Caso receba subsídio de refeição e outros rendimentos, se estes não estiverem isentos de impostos, aplicam-se os devidos descontos. Posteriormente, somam-se os rendimentos após dedução de impostos, determinando o seu salário líquido.
Como calcular o meu salário líquido?
Se é trabalhador por conta de outrem, a fórmula de apuramento é:
Salário líquido = Salário bruto – descontos para a Segurança Social – retenção na fonte de IRS
No entanto, estas contas podem ser um pouco complexas, dependendo da situação de cada trabalhador. Afinal, há vários fatores que influenciam o valor que leva todos os meses para casa.
Para descobrir quais os seus descontos, identifique:
• O valor do seu salário bruto (salário base);
• A sua situação familiar (É solteiro? Casado? Os dois elementos têm rendimentos ou apenas um?);
• Quantos dependentes tem?
• Como é pago o seu subsídio de Natal e férias? (Recebe os dois subsídios por inteiro? 50% em duodécimos? Tem um ou dois subsídios pagos em duodécimos?)
• Recebe subsídio de alimentação? (Qual é o valor, e como é pago?)
• Tem outros rendimentos sujeitos ou não a IRS e Segurança Social?
Quanto vou receber de ordenado líquido?
Para conseguir perceber qual será o seu ordenado líquido tem de verificar qual é o seu escalão nas tabelas de retenção na fonte de IRS, e ter em conta que desconta 11% do seu salário bruto para a Segurança Social.
Se receber subsídio de refeição, pode ficar isento de impostos até aos seguintes valores:
- Em dinheiro, o valor não pode ultrapassar os 5,20 euros diários:
- Em vale ou cartão refeição, o valor diário não pode ultrapassar os 8,32 euros.
Para facilitar o seu cálculo, pode sempre recorrer ao Simulador de Salário Líquido em 2023, que lhe permite perceber, de forma simples, quanto vai receber ao final do mês.