A maioria das pessoas deita fora os pequenos saquinhos brancos de gel de sílica que geralmente vêm nos sapatos ou malas novas. Já não é novidade a utilidade destes pequenos pacotes. A sílica tem a capacidade de absorver a humidade e evita que os produtos armazenados adquiram cheiro a mofo e ganhem marcas de bolor.
No entanto, não desista destes saquinhos quando chegam a sua casa. São extremamente úteis em várias situações e o ambiente agradece. O site britânico Dagens, com base nas informações do site norueguês Side2, compilou uma lista de razões pelas quais devemos guardar estes saquinhos:
Elimina maus odores:
Colocar um saquinho de gel de sílica num saco de ginásio ou num par de sapatos, por exemplo, pode absorver o cheiro desagradável dos pés. Também podem ser usados para remover odores de roupas antigas, livros e móveis.
Conserva as joias:
Guardar estes saquinhos junto das joias pode absorver a humidade, mantendo-as em bom estado.
Protege fotografias antigas:
Fotografias e documentos antigos não duram para sempre. Manter um saquinho de gel de sílica onde estes objetos estão guardados pode ser fundamental para que se mantenham conservados.
Previne o aparecimento de ferrugem:
Colocar um saquinho de sílica na caixa de ferramentas pode ajudar a evitar a formação de ferrugem nos objetos que guarda lá dentro.
Salva o telemóvel:
Se acidentalmente entornar água ou café no telemóvel, colocá-lo num saco bem fechado com alguns saquinhos de gel de sílica durante 24 horas pode salvá-lo.
Mantém a sua máquina fotográfica protegida:
Guardar saquinhos de gel de sílica na mochila ou mala da sua câmara fotográfica ou de filmar ajuda a protegê-las da humidade.
Prolonga a vida das lâminas de barbear ou depilação:
Manter o gel de sílica num pequeno recipiente com a lâmina de barbear pode fazer com que dure mais tempo.
Evita maus odores no automóvel
Colocar estes pequenos saquinhos no painel e tabliê do carro evita que surjam odores a humidade.
Mantém a roupa fresca
Coloque estes saquinhos na sua mala de viagem para evitar a humidade, que muitas vezes se forma devido às mudanças de temperatura no avião, evitando assim que a sua roupa perca a frescura de lavada e ganhe mais vincos.