Para os amantes de café, tenham atenção a isto. Sabemos que o café, para muitos, é indespensável. No entanto, tenha atenção ao tipo de café que bebe.
Um novo estudo sugere que o consumo de café instantâneo, aliado a fatores genéticos, pode aumentar até sete vezes o risco de desenvolver degenerescência macular relacionada com a idade (DMRI) na sua forma seca, uma das principais causas de perda de visão entre pessoas mais velhas.
Segundo o site Medical News Today, a investigação foi analisada com dados genéticos e hábitos de consumo de mais de 500 mil pessoas. Os resultados mostraram uma ligação entre a predisposição genética para consumir café instantâneo e maior probabilidade de desenvolver DMRI seca.
Apesar de o café conter antioxidantes benéficos, os investigadores alertam que certos tipos, como o instantâneo, podem ter efeitos adversos em algumas pessoas, dependendo do seu perfil genético. O mesmo estudo não encontrou qualquer relação entre o consumo de café e a forma húmida da doença.
Os cientistas planeiam agora aprofundar esta ligação com novos estudos e analisar de que forma o metabolismo do café instantâneo pode influenciar diretamente a saúde ocular.