Tem algum destes sintomas? Cuidado, pode ser diabetes

30 mai, 09:00

Veja na galeria os sintomas que merecem ser investigados pelo médico para despistar um diagnóstico de diabetes.

A diabetes é uma doença que pode ter consequências graves e que precisa de acompanhamento medico. Existem três tipos de diabetes: do tipo 1, do tipo 2 e gestacional. Estar atento aos sintomas e identificá-los é crucial.

De acordo com Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), as pessoas com diabetes de tipo 1 podem desenvolver náuseas, vómitos ou dores de estômago. Os sintomas podem surgir em apenas algumas semanas ou meses e podem ser graves. A diabetes deste tipo manifesta-se geralmente durante a infância, adolescência ou no início da idade adulta, mas pode surgir em qualquer fase da vida.

Já os sintomas da diabetes do tipo 2 costumam levar vários anos a manifestarem-se. Algumas pessoas não têm sintomas durante muito tempo. Este tipo de diabetes geralmente tem início na idade adulta, embora cada vez mais crianças e adolescentes estejam a manifestar a doença. Como os sintomas são difíceis de detetar, é importante conhecer os fatores de risco.

Já a diabetes gestacional ocorre durante a gravidez e geralmente não apresenta sintomas. Durante a gravidez, os médicos fazem testes para controlar o surgimento da doença.

RELACIONADOS
Mais Lidas