Perder peso continua a ser um dos maiores desafios para muitas pessoas. A fórmula mais conhecida e eficaz mantém-se: uma alimentação saudável e exercício físico regular. No entanto, existem estratégias que podem ajudar a acelerar o processo e a torná-lo mais eficiente. Uma das mais populares é o jejum intermitente, que consiste em passar várias horas do dia sem ingerir alimentos.
O nutricionista espanhol Pablo Ojeda, destacou no seu mais recente vídeo partilhado no Instagram os benefícios que o jejum intermitente pode trazer para a saúde.
“O jejum intermitente não é uma dieta, é uma ferramenta poderosa para a saúde. Pode ajudar a perder gordura abdominal, a melhorar a sensibilidade à insulina, a cuidar da microbiota intestinal e a proporcionar mais energia e clareza mental todos os dias”, afirmou o especialista.
Segundo o especialista em nutrição, esta prática pode ser particularmente benéfica para mulheres entre os 40 e os 65 anos, ajudando a recuperar a perceção natural de fome e saciedade, a reduzir a inflamação crónica e a promover um metabolismo mais eficiente.
Ainda assim, o nutricionista deixa um alerta: o jejum intermitente não é indicado para todos. Grávidas, mulheres em fase de amamentação, pessoas com baixo peso, perturbações do comportamento alimentar ou doenças graves devem evitar esta prática.