A Cooltra, que aluga motociclos e scooters na Europa, incluindo Portugal, acaba de instalar na sua aplicação uma nova funcionalidade: o modo de segurança noturna, destinado a dissuadir os seus utilizadores a não conduzirem sob a influência do álcool ou de drogas.
Porque é à noite, e especialmente em certos dias da semana, que os condutores recebem mais sanções por dirigirem embriagados ou sob a influência de drogas, o modo de segurança noturno da Cooltra é ativado automaticamente na aplicação de quinta-feira a domingo, das 22h às 06h.
A aplicação Cooltra permite localizar e reservar uma scooter disponível para aluguer na zona onde se encontra o utilizador, mas também serve como chave para iniciar o veículo.
Com o modo de segurança noturna ativado, surgem agora dois novos passos: o utilizador recebe uma mensagem de sensibilização quando procura alugar uma scooter, convidando-o a escolher outro modo de transporte, se não estiver apto para conduzir, ou o utilizador deve então inserir um código de verificação para desbloquear e poder usar a aplicação.
Luís Cancela, Regional Manager Cooltra Portugal, revela que “em 2022, a Cooltra Portugal, no serviço de motosharing, registou uma taxa de 0,008% de acidentes face ao número de alugueres e, nos primeiros 5 meses de 2023, a taxa de acidentes está nos 0,005%. Tanto em 2022 como 2023, não se registou qualquer acidente grave com necessidade de hospitalização, o que demonstra o nível de segurança que os veículos da Cooltra oferecem, assim como o sentido de responsabilidade dos nossos utilizadores”.
Este responsável reforça que “este novo modo de segurança noturna vem completar a nossa abordagem prática e teórica da segurança rodoviária. Para nós, ao multiplicarmos iniciativas como esta, conseguiremos sensibilizar os condutores. É por isso que lhes recordamos constantemente as regras e as boas práticas de condução”.